top of page

Tratamentos:

Um pouco das Terapias e abordagens de trabalho para  melhorar sua saúde e potencializar a qualidade de vida

Fico muito feliz por você chegar até essa página.
Descrevo brevemente aqui um resumo das várias abordagens, técnicas e terapias de trabalho para melhor lhe direcionar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dentro da Psicologia existem várias abordagens teóricas como linha de trabalho e tratamento terapêutico. Atuo desde 2008, com a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), criada na década de 1960 pelo psiquiatra Aaron Beck com base em três pilares principais, que é a visão negativa que temos de nós mesmos, sobre o mundo e sobre os outros. Essa é uma terapia orientada em metas e focalizada em problemas, inicialmente enfatiza o presente e dificuldades atuais e sobre situações especificas que são aflitivas ao paciente, trabalha no aqui e agora, é uma terapia educativa, com tempo determinado, com sessões estruturadas, tem por objetivo ensinar os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos negativos e as crenças disfuncionais, utilizando técnicas e estratégias específicas para:

 

  • Direcionar a resolver problemas atuais e  modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais.

  • O modelo cognitivo propõe que o pensamento distorcido ou disfuncional (que influencia o humor e o comportamento) seja comum a todos  os distúrbios psicológicos.

  • Identificar o sistema de crenças do paciente, seus pensamentos e distorções cognitivas e substituí-las por pensamentos mais realistas e positivos.

  • A avaliação realista e a modificação no pensamento produzem uma melhora no humor e no comportamento.

  • A melhora duradoura resulta da modificação das crenças disfuncionais básicas dos pacientes.

  • ​Aquisição de estratégias para viver com mais qualidade de vida.

 

 

 

Uma abordagem mais recente surgiu com a Psicologia Positiva, que é uma ciência que estuda o POSITIVO, introduzida na década de 1990, ela se preocupa em tratar a pessoa e não a doença (não negligencia essa), porém visa focar na resolução do problema, reparando o que está errado, e potencializando a pessoa a descobrir suas melhores habilidades, focando no que tem de melhor em si mesmo, independente do que esteja acontecendo, ela busca ver o belo, a oportunidade, o crescimento. Essa terapia identifica e nutri o que existe de melhor nos indivíduos, para que o reconhecimento das virtudes humanas possa contribuir para a prevenção das patologias e dos danos.

"O objetivo da psicologia positiva é catalisar uma mudança na psicologia de uma preocupação apenas com a reparação das piores coisas da vida para construir as melhores qualidades da vida." Martin Seligman.

"Descobertas recentes no campo da Psicologia Positiva têm demonstrado que: É a felicidade que impulsiona o sucesso, e não o contrário. Quando somos positivos, o nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, motivado, energizado, resiliente e produtivo no trabalho." Shaw Achor.

Psicologia Positiva

Terapia Cognitivo Comportamental

Design sem nome (8).jpg
Design sem nome (9).jpg

© 2022 por Adriana Magnabosco. 

bottom of page